terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kashmir



Já notaram que tem certas épocas na vida em que tudo "conspira" em torno de um assunto?
Pois é, isso acontece demais comigo! E o assunto do momento é... Kashmir!
Na verdade, ele meio que sempre me "perseguiu", mas ultimamente a coisa tá mais evidente...

Mas, afinal o que é o tal do Kashmir?


Quando eu era adolescente, a loja que era meu sonho de consumo chamava Kashmir, ela era linda e especializada em roupas indianas...(que até hoje eu amo!)

Tem também a (melhor) música do Led Zeppelin, que leva o mesmo nome e é muito boa... Veja a letra dela aqui e o clipe aqui.

Mas o Kashmir a que estou me referindo é à ESTAMPA KASHMIR:

Esse desenho em formato de gota muito utilizado em estampas indianas.
Até esses dias eu nem sabia o nome dele, mas desde sempre eu adorava tudo que tinha esse desenho!! Mas, graças à Amanda, agora eu sei que ele é o Kashmir (agora entendi o nome da loja que eu babaaava quando era mais nova).

Fiquei com isso na cabeça e desde ontem comecei a pesquisar o tema. Hoje, quando chego no trabalho, a Fernanda está com uma blusa estampada com que desenho?? Preciso nem falar né...

Mas então, pesquisando as origens da estampa, descobri que o nome Kashmir se deve à região da Caxemira na Índia, onde ele se popularizou. Lá ele é chamado de Buta (manga -que é uma fruta sagrada - até que o formato parece, né? ) e significava abundância e prosperidade! Mas ele não tem origem indiana...

Ele surgiu na Pérsia, durante a Dinastia Safavid e era chamado de safavidia. Ao chegar no ocidente, ela foi reproduzida na Escócia, em especial na cidade Paisley, dando origem a outro nome pelo qual a estampa é conhecida.

Há, ainda, quem associe o Kashmir às polaridades do símbolo chinês Ying-Yang.

Achei muito interessante saber que essa estampa "bombou" durante a Belle Époque, que já me inspirou uma nova pesquisa...


3 comentários:

  1. Aaaah... Kashmir é lindo mesmo! Adorei! Quanta imformação hein? rsrs
    E melhor: Quantas coincidências... rsrs
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pelo desenho e energia transmitida pelo mesmo!!!!
    Será o Logan de minha empresa!

    ResponderExcluir
  3. Vou criar meu tapete de oração e meditação todo bordado em kashmir!🌹😍

    ResponderExcluir